quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Predadores e caça ilegal

Predadores

Os predadores dos golfinhos são os homens. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasião em que ocorre um mutualismo. O golfinho encontra o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as espécies se beneficiam do alimento. Porém, muitas vezes, os golfinhos acabam se enroscando nas redes, podendo morrer.
O comprimento das redes, além do necessário, assim como a poluição, também aumentam a predação.

Pesca de golfinho

Em muitos locais do mundo os golfinhos são pescados, sendo o Japão um dos principais países onde esta prática se mantém, embora os animais "pescados" neste país seja muitas vezes vendidos para outros países, principalmente China e EUA.
O principal motivo desta pesca é para alimentação, como um substituído para a carne de baleia, quando estas começaram a se tornar raras. Porém muitos golfinhos e orcas também são capturados para se tornarem "atrações" em parques aquáticos, sendo que muitos pescas são organizadas para este fim. Porém, mesmo nestas pescas que procuram capturar animais vivos, muitos golfinhos acabam mortos ou feridos, devido as técnicas usadas na captura, além disso, os animais que não servem para se tornarem "atrações" nos parques, acabam sacrificados para serem vendidos como carne de baleia. E mesmo os que "sobrevivem" a pesca, não estão garantidos, pois muitos não se adaptam à vida em cativeiro e acabam adoecendo ou mesmo morrendo, além de que a maioria dos parques marinhos não tem condições de suprir todas as necessidades destes animais.
Uma pesquisa realizada nos EUA também demonstrou que a longevidade destes animais decai muito em cativeiro. Para piorar a situação, a reprodução deles em cativeiro é quase impossível, o que torna a pesca de golfinhos "indispensável".
Entre 700 e 1,3 mil toninhas morrem anualmente em redes de pesca no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e no Uruguai, segundo dados do Instituto de Oceanografia da FURG. Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como vulneráveis na lista vermelha da (IUCN)



Pesca de golfinhos pinta o mar de vermelho no Japão

O Instituto Sea Shepherd divulgou nesta quinta-feira uma imagem que mostra um grupo de pescadores de Taiji, no Japão, pescando golfinhos na costa do país. Chama a atenção o mar que ficou vermelho por causa do sangue dos animais. As informações são da agência EFE.

Segundo a agência, a campanha contra a pesca desses cetáceos, que começa tradicionalmente no dia 1º de setembro, teve menos críticas que em 2009. Os pescadores de Taiji, cidade com cerca de 3,5 mil habitantes, afirmam que a prática é centenária e faz parte da cultura pesqueira - já que a região não é apta ao cultivo do arroz, principal produto da agricultura do país.

A prática de pesca de golfinhos foi tema do documentáio The Cove, vencedor do Oscar. De acordo com a agência AP, o realizador do filme, Ric O'Barry - ex-treinador de golfinhos da série de TV Flipper - foi ao Japão este ano para participar dos protestos e entregou à embaixada dos Estados Unidos uma petição com 1,7 milhões de assinaturas que pede o fim da prática.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário